Peneira Vibratória

A Peneira Vibratória tem com finalidade classificar partículas em duas frações, por isso, possui uma ou mais superfície perfurada. As superfícies são feitas de tela, e suas aberturas são retangulares. Cada superfície perfurada é normalmente chamada de deck.

APLICAÇÃO
Onde se deseja classificar, lavar ou limpar os mãos variados materiais ou produtos em diversos processos industriais, mineração e pedreiras. As Peneiras Vibratórias são utilizadas em 95% das aplicações. Em uma mesma Peneira podemos ter várias superfícies perfuradas superpostas com diferentes malhas em ordem decrescente de cima para baixo.

FUNCIONAMENTO
Sob efeito de movimentos vibratórios, o material a ser classificado, ao ser lançado na peneira, e ao deslocar-se sobre a superfície perfurada, as partículas menores vão escoando dos espaços vazios criados pelas partículas maiores, encaminhando-se para a parte inferior da camada, indo de encontro com a superfície perfurada, enquanto as partículas maiores tendem a se deslocar na parte superior. Esse processo chama-se Estratificação. O processo das partículas introduzirem-se em aberturas e serem rejeitadas se maiores ou de passarem, se menores,chama-se Probabilidade de Separação. Essa probabilidade é função da relação entre o tamanho da partícula e o tamanho da abertura, podendo a partícula passar ou ser\ rejeitada mais facilmente, evitando-se o entupimento das aberturas. O movimento vibratório é produzido por mecanismos baseados em massas excêntricas com amplitude variável e frequência. Para uma boa separação, é necessário ter-se uma relação correta entre amplitude e frequência, para que ao deslocarem-se sobre a superfície de peneiramento, as partículas não caiam na mesma abertura, e nem saltem ultrapassando várias aberturas.